sábado, 2 de fevereiro de 2013

Resenha - O clã dos magos

Primeiro volume da trilogia do Mago Negro

Título: O Clã Dos Magos
Autora: Trudi Canavan
Editora:  Novo Conceito
Número de Páginas: 448
Gênero: Ficção de fantasia

Outros livros da série:

A aprendiz (volume 2)
O lorde supremo (volume 3)

Avaliação: 7 

Todos os anos em Imardin ocorre o evento de Purificação. O clã dos magos, que recebe ordens do rei, durante este dia expulsa vários moradores, que não são de casas ou famílias de prestígio sócio-econômico,  de suas casas na cidade e deixa-os para tentar a sorte fora das muralhas que protegem a cidade.
O que era uma medida tomada pelo rei para evitar o caos e os roubos dentro das muralhas com a chegada do inverno e suas consequências, não foi bem recebido por aqueles que foram despejados, e como o esperado gerou uma reação.
Durante o evento, enquanto um grupo de magos se concentrava em um canto, protegidos por uma barreira mágica, vários cidadãos e favelados (pessoas que viviam do lado exterior em péssimas condições, e maior parte da população)  protestavam jogando pedras e o que fosse possível para tentar mostrar sua indignação com a medida tomada.
Sonea , que acabara de ser despejada junto com seus tios, era uma dessas pessoas. Em um momento de raiva, pega uma pedra, e com todo sua fúria pelo descaso dos magos com o povo, joga-a de encontro com a barreira.
E esta acerta um dos magos.
Os membros do clã presentes sentem-se confusos , pois nada poderia passar pelo escudo mágico, a não ser que tivesse magia nisto. E para usá-la era necessário ser um mago.
E assim a história começa.  Um livro que não apenas aborda um mundo fictício, mas que vai além, extendendo seus horizontes para falar de temas presentes nos dias atuais como a desigualdade social e o preconceito gerado por ela.
O livro é divido em duas partes.
A primeira é dedicada a relatar a fuga de Sonea para não ser pega pelos magos, com medo de ser morta, quando na verdade eles decidem procurá-la para orientá-la com relação a seus poderes e a ensinar o controle dos mesmos, que se não fossem controlados logo, poderiam acabar destruindo-a.
 E a segunda ocorre logo após  sua captura pelo clã, onde ela passa por um tempo aprendendo a domar sua magia. Neste tempo, enquanto decide sobre a oferta de aderir ao clã, ela conhece Rothen, um mago que aos poucos a ajudará e fará sua concepção sobre magia mudar.
Este primeiro volume da trilogia do Mago Negro, é um livro introdutório, que mostra as relações entre classes mais altas e as favelas, e o ponto de vista da protagonista, que era uma das que sentia a estigmatização na pele, além de também abordar sobre a política dentro e fora do clã, e o papel que o mesmo desempenhava.
Guardando grande parte da ação,  para os  próximos volumes. Nele há cenas de luta também, mas o grande foco não está nelas.
Apesar da edição brasileira, de  2012, conter um número grande de erros de português, alguns que poderiam atrapalhar a compreensão do texto, isto não é algo que impeça de se saborear o livro, e  emocionar-se com as personagens, as quais são cativantes, cada uma de seu jeito.
Entre elas, várias chamam a atenção. Como não gostar de uma protagonista forte e decidida, muitas vezes desconfiada, que tem orgulho de suas origens e quer ajudar seu povo? Como não achar fofo seu amigo, que tenta protegê-la a todo custo, mesmo podendo colocar a si mesmo em risco? Como não sentir simpatia por um mago engraçado e meio desajeitado como o Dannyl? Como não admirar um mago aplicado e dedicado a seus aprendizes, e exemplar que é o Rothen? Como não odiar Fergun e seu desprezo pelas classes mais baixas?
E como não ficar intrigado com um lorde supremo todo misterioso?
E o mais importante: Como não ler o próximo volume?





                                     

3 comentários:

  1. Esta foi uma das primeiras resenhas que escrevi.
    Obrigada desde já a quem leu. :D

    ResponderExcluir
  2. Oii Leila!

    Me perdoe a demora!!
    A recém agora consegui atualizar o post lá no blog do Desafio "Quero ler mais clássicos". :) Obrigada por participar! :D

    A sua resenha ficou muito boa!
    Faz tempo que quero ler esse livro, mas sempre vou deixando para depois... :s Mas, deste ano, não passa!

    Beijos! Bom feriadão!

    ResponderExcluir
  3. Oi. :D
    Obrigada eu. =)
    Gosto de desafios literários e vai ser legal participar de um.


    Leia sim, é bem legal. Este primeiro volume é meio morno, mas tem personagens muito cativantes.

    Bom feriado para ti também. :D

    ResponderExcluir